CLIA ABREMAR BRASIL APRESENTA SETOR A PARLAMENTARES

A CLIA ABREMAR BRASIL (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) recebeu nesta semana, em sua sede em São Paulo, o presidente da Comissão de Turismo e Desporto (CTD) da Câmara Federal, deputado Valadares Filho (PSB/SE), o presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado (CDR), senador Antonio Carlos Valadares (PSB/SE), e os deputados membros do colegiado, Fábio Reis (PMDB/SE) e Professor Sérgio de Oliveira (PSC/PR) – acompanhados pela executiva da comissão – Ana Kátia Martins.

Na ocasião, o presidente da Associação, Ricardo Amaral, e os vice-presidentes Renê Hermann e Alexandre Zachello, além do vice-presidente executivo – Cláudio Carneiro e o diretor de relações institucionais, Flávio Peruzzi, apresentaram dados e informações sobre a atividade de Cruzeiros Marítimos no Brasil.

Durante a vista, Ricardo Amaral ressaltou a importância do setor de Cruzeiros para o turismo nacional e, principalmente, para as regiões onde os navios fazem suas escalas; apresentou dados a respeito do impacto econômico que a atividade representa; e sinalizou que, por causa de gargalos específicos e da complexa carga tributária brasileira, a oferta de navios vem apresentando declínio, o que faz com que o país e os destinos turísticos percam importante fonte de receita.

O deputado Valadares Filho relatou ter ficado bastante impressionado com as informações apresentadas durante o encontro e reconheceu que um melhor entendimento das autoridades a respeito de Cruzeiros Marítimos pode orientar para ações efetivas e que fomentem a atividade no Brasil, ocasionando, inclusive, um aumento no número de estrangeiros que viajam ao país em roteiros internacionais que passam por nosso litoral.

A CLIA ABREMAR BRASIL tem presença constante nas reuniões da CTD e pretende estreitar ainda mais as ações com seus membros, na busca da consolidação do país como um dos principais destinos de Cruzeiros Marítimos. “Uma das metas da Associação é fazer da região nordeste um pólo de atração turística para os cruzeiristas brasileiros e estrangeiros. Para tanto, há planos para estender a atividade de Cruzeiros para o ano todo”, relatou Amaral.

Os parlamentares presentes ao encontro afirmaram que a participação da entidade em Audiências Públicas promovidas pela CTD é fundamental para o esclarecimento de dúvidas sobre o setor de Cruzeiros e para que se entenda melhor algumas questões desta atividade, como, por exemplo, a presença dos navios nos mega eventos esportivos – Copa 2014 e Olimpíadas 2016.

 

CLIA ABREMAR BRASIL (CRUISE LINES INTERNATIONAL ASSOCIATION) – Fundada em 2006 com o intuito de representar as armadoras e operadoras de turismo marítimo no Brasil e atuar na interlocução com órgãos públicos e instituições privadas na defesa e promoção de um ambiente favorável para o setor, a Abremar passa a integrar, juntamente a outras nove associações de Cruzeiros Marítimos, a Cruise Lines International Association (CLIA), maior associação da indústria de cruzeiros do mundo, com representação na América do Norte, do Sul, Europa e Australásia, passando a se chamar CLIA Abremar Brasil. A CLIA, que representa os interesses das empresas de cruzeiros, agentes de viagens, autoridades portuárias e de destinos, bem como parceiros de diferentes setores de negócios, também está envolvida na formação e no treinamento de agentes de viagens, no desenvolvimento de pesquisas, na comunicação e no marketing, para promover o valor e a conveniência dos cruzeiros de férias, possuindo como membros milhares de agências de turismo e agentes de viagens. Para mais informações sobre a CLIA Abremar Brasil, visite o novo site www.abremar.com.br. CLIA Abremar Brasil também pode ser seguida pelo Facebook, em: facebook.com/CLIA.ABREMAR.BRASIL

Veja mais Notícias.