Marketing e Comunicação
31 PRINCÍPIOS DE MARKETING
1. O fracasso é certo quando se tenta agradar a todo mundo. Escolha o seu lado, o seu discurso.
2. O seu adversário de votos é quem pensa como você ou se dirige ao m...
A travessia brasileira (Por mares nunca d’antes navegados)
PROFESSOR GAUDÊNCIO TORQUATO
As manifestações que ocorrem no país são diferentes dos eventos ocorridos em décadas passadas, quando se identificavam eixos e discurs...
Redes e fluxo de comunicação
Rede Formal - compreendida pelos canais oficiais que traduzem diretrizes, valores, normas e pensamento da instituição a respeito dos mais variados assuntos;
Rede Inf...
CRISE – Cenários e estratégias
Crise é desequilíbrio de um sistema. A palavra indica certo grau de desordem. Na acepção grega, o termo comporta planos diversos: conjuntura perigosa, momento decisiv...
O que é uma campanha eleitoral eficaz?
É a que conduz à vitória. Para tanto, precisa ter brilho. O brilho de uma campanha é como a afinação de uma orquestra sinfônica. Todos os instrumentos hão de esta...
Candidato pode ser comparado a produto?
Um bom marketing ajuda a eleger, mas é o candidato quem se elege. Marketing mal feito, ao contrário, ajuda um candidato a perder as eleições. Não adianta um bom mark...
Temperar a cultura
O mapeamento de todos os fios do tecido organizacional é uma medida que se faz necessária e urgente, em tempos de crise. A receita é a pesquisa de clima organizaci...
O que é uma boa comunicação?
Trata-se de um esforço para planejar e executar um conjunto de técnicas, processos, formas e métodos que visem a proteção da Imagem Organizacional. A compreens...
Corrigindo a comunicação
A comunicação na administração pública comete o viés de privilegiar a pessoa e não o fato. A isso se chama "fulanização" comunicativa. Trata-se de uma visão dis...
O Brasil se destaca no marketing político?
O Brasil tem estado na linha de vanguarda do marketing político. E essa posição se deve a uma profunda mudança no interesse da sociedade. A crise de descrença no set...
Armas do profissional de marketing
As principais armas de um profissional de marketing político para ajudar uma campanha são: capacidade e sensibilidade para captar, com muita propriedade, as indicaçõe...
Marketing Eleitoral: Criatividade é mais importante que dinheiro?
A criatividade é importante na bolação de programas de TV e Rádio. A criatividade aparece no slogan, na música, no clipe, nos formatos dos quadros televisivos, nos s...
Por que a comunicação é estratégica?
A comunicação, em todas as suas formas – cultural, administrativa, social e de sistema de informação –, deve funcionar como uma orquestra, na qual metais, cordas ...
As formas de comunicação nas organizações
A comunicação organizacional é comumente entendida por meio de uma forma: a comunicação social, caracterizada por ser um processo indireto, unilateral e público. É...
Curiosidades da política
ANTES DA POSSE
O nosso partido cumpre o que promete.
Só os tolos podem crer que
não lutaremos contra a corrupção.
Porque, se há algo certo para nós, é que
a...
As peças publicitárias de Jânio Quadros
As peças publicitárias de caráter oficial apresentavam o candidato numa postura mais séria, em estilo tradicional, com cabelos penteados e roupas alinhadas. Já as pe...
O dia em que o jornalista de redação desafiou o assessor de imprensa e vice-versa
Quero só que tu me diga
Com clareza, por favor
Qual a diferença entre
O jornalista e o assessor.
Quero só que tu me diga
Com clareza, por favor
Qual a dife...
Técnicas de redação no jornalismo empresarial
As técnicas do jornalismo empresarial são as mesmas do jornalismo diário e do jornalismo especializado. Assim, do ponto de vista estritamente técnico, deve o jornalis...
Planejamento no jornalismo empresarial: A chave do sucesso
O planejamento de jornais e revistas de empresa não deve ser entendido apenas como a atividade de programar a edição periódica de publicações. Planejamento em jorna...
Pensamentos de Maquiavel em “O príncipe”
Niccolò Machiavelli nasceu em 3 de maio de 1469, em Florença. Considerado o artífice da ciência poítica, construiu um ideário para dar sustentação ao príncipe, C...
Ter capacidade de argumentação
Não adianta apenas dizer. Em muitas oportunidades, há de se demonstrar o que se diz. E a boa argumentação se vale de provas absolutas, rigorosas, situadas no campo do...
Criar fatos, gerar idéias
As atitudes e os comportamentos distinguem as pessoas. Os líderes são aqueles que tomam a iniciativa, energizam os ambientes, criam as condições de mobilização. Sã...
Uso integrado de mídias na comunicação interna
Cada veículo tem a sua identidade, o seu conceito e a sua funcionalidade. A veiculação eletrônica se intensifica em nosso país – a ponto de termos, hoje, uma rede ...
Comunicação interna e a integração de diferentes públicos
A comunicação tem por objetivo integrar, nos ambientes internos, ânimos e expectativas, formar um espírito de corpo, motivar a coletividade em torno de metas e objeti...
Controlar a ansiedade é fundamental na hora de conseguir um emprego
Não é fácil controlar a expectativa, a tensão e a ansiedade antes de uma entrevista de emprego, um pedido de aumento salarial ou outra situação decisiva. Mas é pos...
Saber comandar
Não deixar passar o momento. Não deixar o cavalo selado passar pela frente e correr sozinho. Portanto, se houver oportunidade, monte no cavalo que passa na frente, na s...
Saber administrar as dificuldades
Crescem as dificuldades no mundo do trabalho. E é preciso conviver com elas. Não adianta entrar em desespero. A lição é de Terêncio, o grande pensador latino: "Nada...
Defender um ideário
É preciso ter fé, defender firmemente uma crença. A pessoa amorfa, sem opinião, sem paixão, sem valores, sem princípios, assemelha-se a um vegetal. Como prega o má...